Artigo "a importância de ti para a estratégia organizacional".
Introdução
A informação sempre foi peça importante para a gestão das organizações. E nos últimos anos, essa importância cresceu muito, a ponto de tornar-se algo indispensável.
Informação, hoje, é palavra chave nas organizações e ela deve ser rápida, precisa, formatada e disponível a todos os envolvidos.
Nas organizações, esta realidade tem demandado não apenas novas práticas gerenciais, mas uma nova filosofia administrativa que possa acompanhar as alterações constantes no ambiente mercadológico, político, social e geográfico mundial, cada vez mais dinâmico e competitivo.
Estratégia Organizacional
Observa-se que a Tecnologia da Informação evoluiu de uma orientação tradicional de suporte administrativo para um papel estratégico dentro das organizações. Ela não só sustenta as estratégias de negócios existentes, mas também permite que se viabilizem novas. Embora apenas alguns sub-aspectos da função da TI sejam destacados (Redução de custos, agilidade na tomada de decisão, aumento de produtividade, etc) a verdadeira finalidade da TI é a competitividade e o fornecimento de um recurso poderoso para criação, combinação e sustentação da vantagem competitiva para as organizações.
A TI vem impactando os negócios de uma maneira jamais vista e está, cada vez mais, no domínio do negócio. Assim, está adquirindo uma função de agente de desenvolvimento e de definição de estratégias em diferentes níveis (corporativo, de negócio e até mesmo funcional). Para atender a essas necessidades, o modelo de sistemas de informação das organizações contemporâneas deve ser o mais abrangente, flexível e completo possível.
Vale ressaltar que, além da tecnologia, outros aspectos importantes precisam ser considerados: a cultura e a estrutura organizacional de muitas empresas precisarão ser revistas, de forma a abrir espaço para que a informação assuma o seu papel de componente estratégico.
Conclusão
Hoje uma empresa tem a