Artigo Escolar
Uma Análise Institucional
Ingrid Raphaelly Campos S. Lemes
Victor Hugo Monteiro Barbosa
Thays Toledo de Siqueira
Juliana Soares Dias Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Goiânia, 2014
Relações Interpessoais no Ambiente Escolar:
Uma Análise Institucional
Ingrid Raphaelly Campos S. Lemes
Victor Hugo Monteiro Barbosa
Thays Toledo de Siqueira
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
O presente trabalho foi desenvolvido a partir da disciplina Estágio Básico Supervisionado I do curso de Psicologia, cujo objetivo é permitir a comparação e a relação entre conhecimento teórico acerca da Psicologia Escolar e a prática vivenciada no cotidiano do contexto escolar.
O objetivo da análise institucional no contexto escolar é conhecer o cotidiano da escola para que ações sejam construídas a partir dessa realidade, seguindo o pressuposto de que “a elaboração de uma proposta crítica de intervenção é constituída no cotidiano com imersão no contexto educativo” (p. 16, Moreira & Guzzo). Uma das formas de atuação do psicólogo escolar é fazer uma análise e propor uma intervenção a nível institucional, com o objetivo de delinear estratégias de trabalho que favoreçam mudanças que colaborem para o processo educativo. Tal proposta de intervenção passa por um processo de mapeamento institucional, onde o psicólogo com um olhar atento busca compreender a conjuntura histórica, econômica, social e geográfica onde a escola e os membros que a compõe estão inseridos. A proposta engloba também uma escuta psicológica das vozes institucionais, assessoria ao trabalho coletivo a partir da participação cotidiana do psicólogo na escola e o acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem (Marinho-Araujo, 2014).
A educação, assim como afirma Guzzo (2005) possui um importante papel na constituição dos sujeitos. É bem verdade que enquanto ser social, o homem aprende e se desenvolve a partir das relações que estabelece com os outros. A escola,