ARTIGO ENSINO
IARA CAROLINA TOMÉ LIMÍRIO
CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA
DA EDUCAÇÃO PARA
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
CATALÃO-GO
2014
UFG-UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÀS
IARA CAROLINA TOMÉ LIMÍRIO
CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA
DA EDUCAÇÃO PARA
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
Artigo Científico apresentado à Universidade Federal de Goiás - UFG, como requisito parcial para a obtenção de nota na disciplina Psicologia da Educação I, ministrada pela professora doutora Maria José dos Santos.
CATALÃO-GO
2014
CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO PARA
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
Iara Carolina Tomé Limírio
RESUMO
Neste trabalho são apresentados os modelos teóricos behavioristas, humanista e cognitivista, bem como suas implicações no meio educacional. As teorias de Skinner, Carl Rogers e Piaget são analisadas, para que se possa compreender suas respectivas funções na política de educação. Skinner, aprimorando o método de Pavlov e Watson, lança sua proposta de resposta e estímulo, proposta esta que é imprescindível para a teoria behaviorista. Rogers lança a teoria de que o ser humano nasce com vocações inatas e evidencia os métodos de aprendizagem que não levam em consideração esta condição. Para Piaget o comportamento não é inato nem resultado de condicionamentos,teoria que revolucionou os métodos antigos com sua abordagem cognitivista. O objetivo deste trabalho é prescrever cada uma destas teorias citadas e analisar suas contribuições para a formação do professor.
Palavras-chave: Behaviorismo. Humanismo. Cognitivismo. Educação. Professor.
INTRODUÇÃO
O desenvolvimento humano em seus aspectos motor, afetivo e cognitivo é considerado pela psicologia da educação como formas de aspectos comportamentais do ser humano e o toma como objeto de estudo. Diversas teorias surgiram como tentativa de explicação do comportamento humano e do seu método de aprendizagem. O presente estudo tem por objetivo explicitar as abordagens behaviorista,