Artigo Ensino De Música
*Aluno do 5º período do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Vale do Rio Verde alexandrezamat@hotmail.com
RESUMO
Este artigo refere-se a uma breve análise da Educação Musical no Brasil desde seus primórdios. Após apontados alguns pontos cruciais da história da educação musical na história do Brasil, procuro refletir seu desenvolvimento na identidade atual do profissional de música licenciado. PALAVRAS – CHAVE: Educação Musical. Licenciatura em Música. História da Música Brasileira.
ABSTRACT
This article refers to a brief analysis of Music Education in Brazil since its inception. After pointed out some crucial points in the history of music education in the history of Brazil, I try to reflect its development in the current identity of the licensed music professional.
KEY WORDS: Educação Musical. Licenciatura em Música. História da Música Brasileira.
1. INTRODUÇÃO
Entende-se por educação musical o campo de estudos que se refere ao ensino e aprendizagem da música (CABRAL, 2011). Segundo Cabral, a educação musical, assim como a educação geral é plena do indivíduo, acontece assistematicamente na sociedade por meio das mídias culturais, além do folclore, e são desenvolvidas no âmbito escolar ou em outras instituições de ensino (CABRAL, 2011).
2. O NACIONALISMO MUSICAL E AS PRÁTICAS MISSIONÁRIAS
Os primeiros registros de música erudita que temos no Brasil referem-se ao período colonial que, por intermédio dos Jesuítas, foram introduzidos na cultura indígena de forma apassivadora (AMATO, 2010). Interessados em conquistar novos fiéis, os Missionários Jesuítas enxergaram na música uma forma de acalentar e sensibilizar o povo nativo. Para tanto, utilizaram instrumentos como cantochão que, desde a primeira missa celebrada