Artigo EMEPRO
Evolução e panorama da engenharia de produção em Uberlândia: estudo de caso da UNIMINAS
Idamar S. C. Nigro (UNIMINAS) idamar_nigro@uniminas.br
José Nogueira Coimbra Neto (UNIMINAS) coimbra_neto@yahoo.com.br
Júlio César Coimbra (UNIMINAS) julio_coimbra19@yahoo.com.br
Maria Inês Martins (UNIMINAS) mimart@uniminas.br
Talles Marcus França Morais (UNIMINAS) tallesmorais@yahoo.com.br
Resumo
Este trabalho teve por objetivo identificar a contribuição dada pela criação do curso de
Engenharia de Produção da UNIMINAS no âmbito dos profissionais e da economia da cidade de Uberlândia. Foram levantados dados relativos ao PIB, postos de trabalho ocupados por engenheiros, setores nos quais há uma maior atuação dos mesmos e entrevistas com profissionais graduados na instituição. Foi possível perceber algumas características do egresso do curso de engenharia de produção da UNIMINAS, em relação ao perfil profissional, das diferentes áreas em que atuma, sua participação no processo de educação continuada, sua realidade profissional, ou seja, quanto o curso agregou e a composição do mercado regional (número de empresas e setores da economia existentes).
Palavras chave: Engenheiros de Produção, Perfil Profissional, Ensino de graduação.
1. Introdução
Levando em consideração que são mais de 1.510 (INEP/MEC) cursos de graduação em
Engenharia atualmente oferecidos no Brasil e que são mais de 50 tipos de engenharias incluindo a de produção, faz-se necessário uma avaliação da demanda por estes profissionais, especificadamente engenheiros de produção, atuando em diferentes áreas. Mas é necessário entender este profissional e quão ele é importante à sociedade quando desenvolve bem suas atividades (CUNHA, 2007).
Ao longo dos últimos anos, a Engenharia de Produção no Brasil vem apresentando um crescimento acentuado. Diversos cursos estão sendo criados, tanto em nível de graduação, como de pós-graduação. Para Faé e Ribeiro (2004), no