Artigo ead
Emmanoel A. Barros da Silva
Carpina, junho, 2011
[pic]Ensino a Distância uma nova realidade
Existe vários conceito em relação a educação a distância, porém parafraseando os autores (MOORE E KEARSLEY 2007, P.02); (LÉVY, 1999, P. 158) podemos dizer que é o processo de ensino-aprendizagem, realizado por intermédio das tecnologias de comunicação, considerando separados fisicamente o aluno do professor no espacial/temporalmente, mas interligados virtualmente através das tecnologias, simultaneamente ou não. A educação a distância pode ter ou não momentos presenciais. Atualmente algumas instituições de ensino superior têm em sua modalidade de ensino apenas o modelo a distância, como a Open University da Inglaterra ou a Universidade Nacional a Distância da Espanha, porém a maioria das universidades atuam nas duas modalidades a distância e o ensino presencial, esse é o modelo é predominante no Brasil. No início do mês de julho, foi promovido, na cidade de Florianópolis, o I Encontro de Estudantes de Serviço Social EAD (Educação a Distância) da Região Sul - Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O objetivo do evento foi debater a discriminação e a qualidade do ensino a distância no Brasil de acordo com publicação da folha do oeste on-line na seção educação.
As tecnologias, sobretudo, vêm se encaixando na educação a distância, o que deveria ser o cerne de qualquer processo de educação, na medida em que avançam as tecnologias de comunicação virtual aumenta o poder de conectar as pessoas que estão distantes fisicamente com a Internet, telecomunicações, videoconferência, etc.
Estamos numa fase de transição na educação a distância, as organizações educacionais estão se adequando a este novo mundo de ensino virtual, Segundo GUTIERREZ E PRIETO (1994, p.127), "o ideal de um sistema de auto-aprendizagem é a auto-avaliação". José Manuel Moran, Especialista em projetos inovadores na