ARTIGO CIENT FICO A AFETIVIDADE NA COMUNICA O EAD 1
A AFETIVIDADE COMO INSTRUMENTO NO EAD
Luciana Nogueirol Lobo Marcondes1
Allan Degásperi2
RESUMO
Este artigo tem a principal finalidade de apresentar, de forma esclarecedora, como a afetividade tem o poder de influenciar construtivamente no desempenho e no desenvolvimento dos participantes de um curso na modalidade EaD. A afetividade promove um ambiente mais propício e acalentador ao aluno, facilitando assim o desenvolvimento da capacidade desse discente de se expressar com maior precisão e facilidade, sentindo-se mais a vontade para expor e apresentar os seus conhecimentos, dúvidas, sugestões e dificuldades encontradas no desenrolar do curso.
ABSTRACT
This article aims to enlighten how affectivity has the power to influence constructively the development and performance of the participants of a distance education course. The affectivity promotes a more conducive and nurturing environment for the students, thus facilitating the development of the capacity of those students to express themselves with greater precision and ease. Considering that, throught that way the students will feel more comfortable to exhibit and present their knowledge, questions, suggestions and difficulties encountered during the course.
1
2
Mestre em Direitos Difusos e Coletivos. Docente EaD e Presencial.
Especialista em Docência e Pesquisa no Ensino Superior. Tutor EaD e docente presencial.
Universidade Metropolitana de Santos (Unimes)
Núcleo de Educação a Distância - Unimes Virtual e-mail: revistapaideia@unimesvirtual.com.br
Vol.6- Nº10 – Jul.2014 - ISSN 1982-6109
1 Introdução
A evolução dos cursos à distância, no que tange a utilização dos recursos midiáticos, tem como consequência direta a promoção da interação e do aprendizado constante e evolutivo. O cenário do EaD no Brasil, conforme o Censo 2012, encontra-se em constante ascensão (apresentar números), se tornando uma opção de ensino para todas as classes sociais.
A utilização dos mais