artigo docencia
Amanda Vitória da Silva Cruz
Francisco Adoniran da Costa filho
Universidade Federal de Campina Grande- UFCG
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar discursões acerca do espaço em que se tem acentuado sobre o rumo da educação no Brasil e a formação e profissionalização dos educadores. Aonde a cada dia vem ocorrendo mudanças no ensino e em suas estruturas básicas, mostrando a diversas mudanças que vem ocorrendo no ensino e na aprendizagem, e na desvalorização ao docente enquanto profissional.
Palavras-chave: Docência, educação, ensino, formação.
Introdução
Um dos temas mais discutidos e que tem ocupado bastante espaço se acentuando sobre o rumo da educação no Brasil é a formação dos educadores. Hoje se vive um descompasso entre as rápidas mudanças que acontecem em todos os setores da sociedade e a resistência ou permanência das estruturas básicas de ensino, vem trazendo consequências muito complicadas para os professores. Cada vez mais esse profissional recebe um sobrecarga de tarefas, com a intensificação do ritmo de trabalho e a pressões de tempo e prazos muitos curtos.
O que fica mais claro é que a tarefa do ensino vem passando por profundas mudanças, tanto em relação as exigência nela envolvidas, quanto em relação à própria natureza do oficio de ensinar. Com as novas exigências do mercado, o profissional de educação necessitou se preparar melhor, intensificar seus estudos, incluindo um ritmo de estudo continuo que possa lhe levar a cursar mestrados, doutorados e pós-doutorados tudo em função de alargar seu conhecimento pela arte de ensinar e melhorar sua situação profissional.
Docência: sua formação e atuação.
É sabido dizer que com a democratização do ensino a exigência é cada vez maior. Uma boa formação precisa contemplar e ampliar situações bem presentes nas salas de aula, como saber lidar com as diferenças, como por exemplo, incluir