Artigo derivativos
ARAMI CUNHA QUOOS
Graduado em Administração Geral
KELLEM A. P. LAZAMÉ
Graduado em Administração Geral
RESUMO: ????
INTRODUÇÃO ???? ( tema, objetivos, hipótese e justificativa)
Como os derivativos são considerados “um seguro” temos a intenção de mostrar aos investidores e a comunidade cientifica a importância dos derivativos e finalidade junto ao mercado financeiro e as vantagens de proteger seus ativos através da contratação dessa modalidade.
A expressão “derivativo financeiro” soa como algo estranho para o leigo em mercado de capitais, porque o termo seria originário do inglês derivative security, que ao pé da letra seria traduzido como seguro derivativo. Assim sendo, “o derivativo pode ser encarado como um grande seguro do mercado financeiro, capaz de evitar o efeito dominó em caso de falência de uma instituição, reduzindo assim o chamado risco sistêmico”, escreve Rodrigo Pinto no Globo Online de 11/08/2003.
A contratação de derivativos pressupõe a garantia e minimização de riscos do ativo objeto (contrato de venda futura), equalizando interesse das partes envolvidas.
(Problema)
Em qual situação deve-se recorrer a contratação de um derivativo e com que finalidade?
(metodologia) 1. 1. O método de abordagem utilizado será o dedutivo, que parte da premissa maior, neste caso a Finalidade dos derivativos, para premissas menores, ... através de pesquisa bibliográfica.
(hipotese)
2. A Contratação de derivativos pressupõe a garantia e minimização de riscos do ativo objeto (contrato de venda futura), equalizando interesse das partes envolvidas.
(objetivo especifico)
3.1. SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
É o conjunto de instituições e órgãos, que regulam, fiscalizam e executam as operações relativas à circulação da moeda e do crédito. São orientados por três órgãos normativos, o Conselho Monetário Nacional (CMN), o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e o Conselho de Gestão da Previdência