derivativos
SUMÁRIO
REFERÊNCIAS 12
Histórico
Falar dos derivativos
Administração financeira
Evidenciação
Ifrs sobre derivativos
1. INTRODUÇÃO
Os derivativos são aqueles instrumentos financeiros que derivam ou dependem do valor de outro ativo e que se caracterizam normalmente, como contratos padronizados, negociados entre as partes em mercados secundários organizados.
O derivativo é um grande exemplo do poder e da velocidade das transformações do mercado financeiro, sempre mais adiante que os outros mercados. Esse mercado não tem tempo a perder, cabendo a sociedade acompanhar seus avanços, inclusive o ordenamento jurídico.
Este projeto visa analisar a evidenciação desses instrumentos financeiros no Brasil, o que tem sido feito pelos órgãos normativos para a evolução das normas que regem esses títulos. Qual a legislação existente no Brasil e no mundo sobre esse tema, seu tratamento contábil e problemas com a análise e quantificação dos riscos.
2. TEMA
A Importância do tratamento contábil dos derivativos e sua análise em vista da legislação atual.
2.1. Delimitação do Tema
Fazer a análise do tratamento contábil dos derivativos no Brasil em um comparativo com a legislação vigente atualmente no país, aproveitando para identificar o que os autores e normas internacionais indicam a respeito do tema.
3. PROBLEMA
O presente trabalho vem responder a seguinte questão: o tratamento e a evidenciação contábil dos derivativos no Brasil vêm sendo tratada da maneira mais adequada para uma geração de informações seguras aos usuários e respeitando corretamente as normas vigentes?
4. OBJETIVOS
4.1 Objetivo Geral
Identificar de que forma o tratamento e a evidenciação distorcida dos derivativos pode prejudicar na análise financeira da entidade e na geração de informações seguras aos usuários.
4.2. Objetivos Específicos
Analisar