Relatório
Assim nascem mais duas outras funções da Brinquedoteca: a educacional e a terapêutica. Em 1976, realizou-se, em Londres, o Primeiro Congresso sobre o assunto e de acordo com CUNHA ( 1998 ), o trabalho iniciado com o empréstimo de brinquedos, tornava-se a cada dia mais abrangente. Já em 1987, no Congresso Internacional de Toy Libraries, no Canadá, questionou-se a adequação do nome Toy Libraries, visto que esta instituição já realizava outras funções, tais como apoio às famílias, orientação educacional, estímulo à socialização e resgate da cultura lúdica. (CUNHA, 1998 ).
No Brasil, em 1971, realizou-se no Centro de Habilitação da APAE, em São Paulo, uma exposição de brinquedos pedagógicos, direcionados aos pais de crianças excepcionais, aos profissionais e estudantes. O interesse pela exposição foi tão grande que a APAE criou um Setor de Recursos Pedagógicos para atender o público. ( FRIEDMANN, 1998 ) Isso nos leva a admitir que entre nós a brinquedoteca já surgiu com um papel educacional/terapêutico que parece estar sendo mantido, provavelmente em função do fraco apoio público e privado ao setor educacional.
Em 1973, a APAE implantou um Sistema de Rodízio de Brinquedos e Materiais Pedagógicos, centralizando todos os brinquedos, com o que provocou maior utilização de