ARTIGO DE SOCIOLOGIA
Preconceito é uma doença da qual nenhum de nós está imune, muito se fala em preconceito contra o racismo e as opções sexuais, porém ele é mais amplo e atinge outras manifestações.
''Hoje caminhamos sob o signo do racismo. E porque digo isto? Cada passo que damos, cada pessoa que vemos ou cada caminho que seguimos, reparamos sempre no acto de julgar alguém. Olhar para alguém e saber que essa pessoa é julgada é um sentimento doloroso e de grande mágoa, podemos ter dinheiro, luxo, amigos, uma vida normal mas... O preconceito existe sempre, pode ser relativamente à etnia ou religião, à orientação sexual ou até marca de roupa e todas as situações servem para julgar.'' Por: Pedro Almeida
Normalmente o preconceito ocorre em grupos de pessoas que simbolizam a minoria ou grupos que apresentam alguma condição de diferença, principalmente economicamente. O preconceito ocorre na maioria das vezes em pequenos grupos, considerados as mulheres, negros e homossexuais os mais atingidos, sendo estes muitas vezes desqualificados devido à imposição pela sociedade.
Infelizmente, a discriminação ainda é um dos maiores problemas sociais existentes no mundo todo, sendo que as pessoas ou grupos são explorados e oprimidos de certa forma pela sociedade, e consequentemente sofrem pela falta de oportunidades. Dentre as discriminações existentes, o preconceito racial existe desde o tempo da escravidão e seu conceito era utilizado para justificar o domínio de certos grupos sobre outros. Em geral, a população deve ter em mente que estas pessoas discriminadas também são humanas e têm sentimentos como todas as outras. Com certeza, alterações sociais são as formas mais eficazes de combater o preconceito.
''Desde a antiguidade clássica as concepções de política, de justiça, de subjetividade, de direitos sociais, dentre outras, têm sido