Artigo de opinião "o ato de estudar"
Mauricio Martins da silva
Universidade do Estado do Amazonas
Prof.ª Ester Araújo
O estudo é inerente ao ser humano, pois é o único caminho que leva ao conhecimento e é por meio deste que o homem tem alcançado a evolução através dos tempos. O ato de estudar se divide em várias etapas que devem ser levadas em consideração, entre as principais estão a leitura, a conduta ao estudar, a formação de ideias e a comprovação das mesmas.
Cada uma dessas etapas deve ser respeitada e tratada com o máximo comprometimento, tanto da parte dos professores que são os agentes responsáveis pela instrução, quanto da dos alunos que vão fundamentar e concretizar o objetivo do estudo.
A começar pela leitura que é a base de todo o processo educativo, no nosso país ela deve ser priorizada, pois o Brasil, nos dias atuais, tem um dos maiores índices de analfabetismo do mundo. Quando não temos uma base educacional adequada, logo se torna impossível o nosso desenvolvimento como cidadão e como ser humano. No entanto, a leitura não se prende somente ao papel, mas como o nome sugere, é o exame de toda a realidade vivida. Este item é importante, pois é o alicerce de todo o trabalho que será feito.
A forma com a qual estudamos reflete nos resultados que buscamos, partindo dessa realidade, aprendemos que a boa conduta no desenvolvimento do estudo é de extrema importância, o ato de educar não é somente ensinar a ler e escrever, mas trazer ao aluno valores e comportamentos que lhe auxiliarão durante toda sua vida.
A prática da elaboração de ideias nas escolas é de vital importância, para isso os professores tem que proporcionar a liberdade necessária para que essas ideias fluam com maior frequência, e desse modo tenhamos cidadão mais convictos de seus ideais.
A partir da formulação dessas ideias se dá a sua concretização, tornando a teoria uma ciência e alcançando, desse modo, o objetivo esperado do estudo.
No ensino fundamental e médio, essas etapas