Artigo de Opinião e Oracao Subordinada
Definições e usos:
O artigo de opinião é um gênero discursivo claramente argumentativo que tem por objetivo expressar o ponto de vista do autor que o assina sobre alguma questão relevante em termos sociais, políticos, culturais, etc. O caráter argumentativo do texto de opinião é evidenciado pelas justificativas de posições arroladas pelo autor para convencer os leitores da validade da análise que faz.
Contexto de circulação e linguagem (marcas gramaticais)
O espaço de circulação são as colunas assinadas dos jornais, revistas, internet, TV e radio.
O espaço de circulação e o perfil dos leitores do artigo de opinião definem o grau de formalidade que deve ser mantido no uso da linguagem.
Apesar de apresentar uma perspectiva mais subjetiva, é comum encontrar marcas da 1a pessoa do singular em pronomes e verbos.
Argumentação fundamentada e persuasiva, sempre justificando os argumentos.
Estrutura do gênero
Título: antecipa para o leitor a questão que será analisada no texto e delimita o tema.
Tema: Assunto proposto para discussão
Tese: Ideia central a ser discutida e aprovada pelo texto
Introdução: apresenta a tese, podendo ser por afirmação ou definição, por pergunta, por citação, por trajetória histórica, por narração de um fato, por linguagem figurada.
Desenvolvimento: analise critica da ideia central, podendo ser por oposição (argumentos favoráveis e contrários), por enumeração (exposição de serie de características, funções e processos referentes ao tema abordado), por comparação, retrospectiva histórica, perspectiva, hipótese, desenvolvimento por causa e consequência.
Conclusão: síntese das ideias desenvolvidas, sugerir solução, retomar o posicionamento da tese ou, ainda, combinar essas possibilidades.
Gramatica aplicada ao Gênero Textual
Termos introdutórios:
Conjunção integrante – é a que liga liga oração substantivas. Ex: que e se.
Espero que me visite
Não sei se vai me visitar.
Adverbio