Artigo de opinião sobre A Crise na Ucrânia
Tema: A Crise na Ucrânia
A crise na Ucrânia não dividiu apenas opiniões, mas também boa parte das nações. O referendo ocorrido na Crimeia com o apoio do governo russo, com certeza ocorreu de forma ilegal e desrespeitosa a nação ucraniana. A votação ocorreu apenas na região da Crimeia que até então fazia parte da Ucrânia. O referendo deveria ter ocorrido por todo o país para ser justo e totalmente democrático, com opiniões de toda a nação.
Esse mesmo referendo apesar de ilegal na visão de muitos governos causou a anexação da Crimeia a Rússia. Essa anexação ocorreu de forma planejada e sigilosa, manobra que divide opiniões se foi ou não um “golpe de estado”. A manobra permite enxergar interesses estratégicos da Rússia sobre o território da Crimeia.
A destituição do presidente Vitor Yanukovych ocorreu de forma justa, que ao recusar o acordo proposto pela U.E não pensou nos possíveis benefícios que o acordo traria ao país, como uma melhor situação econômica para o mesmo, já que o euro é uma das moedas mais caras do mundo.
As desavenças entre Putin e Obama, mostram-se uma “disputa de poder e influências” sobre o mundo. Os E.U. A conhecido por suas ações totalitárias, não deixaria a Rússia tomar conta facilmente de um território que também poderia despertar interesses ao seu país, afinal, a Crimeia possui muitas saídas para o mar, o que facilitaria possíveis exportações e acordos comerciais.
Uma das sansões criadas pelos E.U.A com a ajuda de alguns países da U.E, foram desnecessárias como a exclusão da Rússia do G8, afinal, trata-se de um grupo informal onde seus membros não deveriam ser expulsos.
As tropas militares enviadas pelo governo de Moscou na tentativa de retirar o restante das bases ucranianas tinha claramente o interesse de impor seus comandos definitivamente sobre a Crimeia. Invasão desconsiderável, pois não se resolve uma situação como esta com uma arma apontada para a cabeça das pessoas. A Rússia poderia