ARTIGO DE OPINI O
CINEMATOGRAFIA NO MUNDO MODERNO
Myrna Mchado Borges
Filme “The Crowd” é norte-americano do ano de 1929 que aborda mais a realidade e menos a ficção, mostrando no cinema o que é o modernismo. The Crowd faz uma critica ao capitalismo, como sendo um sistema sócio- econômico em que os meios de produção, tens fins lucrativos e não são feitos pelo governo. Riquezas vindas atraves da exploração de terras e também do trabalho dos servos nas industriais como é o caso do filme.
Segundo Karl Marx, a afinidade entre a produção no princípio do capitalismo, onde o operário comercializa sua mão de obra para o burguês possuidor dos meios de produção. Ainda segundo ele a alienação da mão de obra em analogia ao produto final de seu trabalho.
Entrenato, infelizmente muitas dessa empresas capitalista não investem em seus operários e termina que eles trabalham sem motivação, apenas fazem o que é preciso para se manterem no emprego e assegurar finaceiramente a sua família. Isso nos levar a repensar este sistema e suas relações estabecida no ambito profissional.
A realidade do personagem liga-se ao termo mimeses, destacado por Brait (1990) e utilizado pela primeira vez nas descrições de Aristóteles em suas análises sobre o ser ficcional na obra literária, para dar uma margem simples de lógica ‘real’. Neste conceito, o personagem seria, “aquilo que é ‘imitado’ ou ‘refletido’”, todavia sabe-se, que este ser não é uma simples imitação do real.
Em suma, a personagem é um ser fictício e, como tal, tem sua apreensão dentro da obra, ou seja, tem uma complexidade ficcional assim como a trama a qual está inserida.
No filme encontramos ainda o machismo que ainda existe de forma mascarada nas camadas sociais e de forma bem característica e visível na sociedade. Além da subimissão da mulher perante ao marido.
Do século XX para os dias atuais, houve uma luta incansável por melhores condições e reconhecimento, porém após muito sofrimento, aos poucos elas começaram a alcançar o