Artigo De Opini O
Aborto, legalizar ou não? Qual a solução para esta polêmica?
Uma polêmica, atualmente discutida em todo o Brasil, tem sido a respeito da legalização do aborto. O assunto divide opiniões. Algumas pessoas são contra (umas por motivos religiosos, outras por motivos científicos ou por concordarem com o trecho da Constituição Brasileira que considera um crime tirar a vida de um ser humano). Outros são a favor, principalmente quando a gravidez é resultado de um ato sexual forçado ou quando é indesejada. Existem também outras pessoas, que assim como eu, são parcialmente contra a legalização.
O aborto deve ser legalizado quando a gravidez possuir uma origem violenta, tal como estupro ou pedofilia, e também quando trouxer risco à gestante. No caso de estupro, a criança pode ser vítima de atos violentos e rejeição, pois sua concepção pode trazer péssimas lembranças para a mãe e estas lembranças podem ser refletidas nela. Quanto à pedofilia, uma criança não é capacitada para cuidar de outra, e isso traria mudanças radicais quanto na vida social quanto na sua estrutura psicológica.
Quando a gravidez pode trazer risco à vida da gestante, não é possível trocar uma vida (a da mãe) pela outra (a do bebê), na tentativa de se salvar uma delas. Portanto, nesse caso, corre-se o risco de não se salvar nenhuma delas.
Defendo a ideia de que o aborto deve ser considerado um crime, quando a sua origem vem da irresponsabilidade de adolescentes e das relações extraconjugais, pois isso possibilita uma reflexão de atos impensados e traria para a vida destas pessoas mais responsabilidades, evitando assim, que elas cometam os mesmos erros no futuro.
Por fim, creio eu que a solução para toda esta polêmica não está na legalização ou não do aborto, mas sim nos critérios que são considerados para a regulamentação dessa prática em nosso país.
Cícero de Moura Lima 3ºF
EEM Lauro Rebouças de Oliveira- CE
Fonte: http://issuu.com/sfabiops/docs/artigo_de_opini_o_-_aborto