Artigo De Analise Ambiental
1
Cristiane Rodrigues de Oliveira ; Juliana Menine Gindri
1
2 cris_oliveira@ymail.com ; julianagindri@hotmail.com
1, 2
2
Acadêmicas do Curso de Tecnologia em Geoprocessamento. Colégio Politécnico da UFSM.
RESUMO: Ações de planejamento, ordenação ou monitoramento do espaço devem incluir análises dos diferentes componentes do ambiente, incluindo o meio físicobiótico, a ocupação humana, e seu inter-relacionamento. Desta forma, este trabalho tem a proposta de fazer uma análise ambiental da ottobacia 77691, com o objetivo de analisar, através de técnicas de geoprocessamento os possíveis potenciais para a realização das atividades agrícola e pecuária, bem como os riscos de erosão e de enchentes existentes na área. Os métodos de análise foram considerados satisfatórios, pois permitem ações antecipadas sobre os possíveis problemas da área. Palavras chave: Analise Ambiental. Geoprocessamento. SIG.
1 INTRODUÇÃO
O geoprocessamento e seus produtos, na atualidade, conferem elementos facilitadores nos estudos sobre a conservação e manejo dos recursos naturais, a partir da análise das unidades espaciais da superfície terrestre.
De acordo com Medeiros e Câmara (1996), na perspectiva moderna de gestão do território, toda ação de planejamento, ordenação ou monitoramento do espaço deve incluir a análise dos diferentes componentes do ambiente, incluindo o meio físico-biótico, a ocupação humana, e seu inter-relacionamento. O conceito de desenvolvimento sustentado, consagrado na Rio-92, estabelece que as ações de ocupação do território devem ser precedidas de uma análise abrangente de seus impactos no ambiente, a curto, médio e longo prazo.
O que estabelece a elaboração de Relatórios de Impacto Ambiental (RIMA), como condição prévia para novos projetos de ocupação do espaço, como rodovias, indústrias e hidroelétricas.
Desta forma pode-se apontar pelo menos quatro grandes dimensões dos problemas ligados aos Estudos Ambientais, onde é grande o