RECURSOS FINANCEIROS Palestra Freda
Freda Nicholson
Os museus de ciência dependem da sua missão para explicar o que a organização é, o que faz e o que deseja fazer ou ser. A missão declarada é normalmente escolhida pelo corpo diretor da organização que é geralmente composto por seus diretores e pelos membros mais qualificados da sua equipe. A missão declarada pode ser extremamente valiosa para a organização. Ela molda, forma e dirige o propósito de sua existência. Entretanto, mesmo a missão mais poderosa e maravilhosa assim como as metas dela derivadas somente serão realizadas se houverem recursos financeiros disponíveis para que a organização desempenhe a missão proposta.
Como a maioria dos museus norte americanos são organizações sem fins lucrativos, a questão dos recursos financeiros torna-se muito importante. As organizações não lucrativas também se beneficiam com a orientação que o mercado dá às corporações. Existem quatro questões básicas que os museus de ciência precisam responder:
1. Os objetivos da organização são consistentes com seus recursos financeiros?
2. A igualdade entre gerações é praticada pela organização?
3. Há um casamento apropriado entre fontes e gastos?
4. A organização é sustentável?
A quarta questão é a mais crucial para a viabilidade a longo prazo do museu. Estas questões podem prover um enfoque para uma análise crítica de um centro de ciência.
Os centros de ciência devem estabelecer uma fórmula que funcione para eles dentro da sua comunidade. Qual a percentagem de seus recursos realmente provém dos serviços prestados ao público? Isto pode variar de índices baixos como 20 a 30% até altos como acima de 80%. Existem ainda 2 outras fontes financeiras importantes: contribuições governamentais e filantropia privada. No caso dos recursos governamentais as quantias também variam caso a caso. No entanto, a maioria dos museus de ciência contam com a filantropia, não apenas como fonte de capital