Artigo Conta O De Hist Rias
RESUMO
Este artigo tem como objetivo apresentar a contação de histórias na educação infantil com o intuito de mostrar a importância da ação de contar histórias no processo de desenvolvimento infantil, haja vista que a literatura infantil é composta por vários gêneros literários, então é interessante sabercomo a contação das histórias infantis colabora para esse processo de formação das crianças na primeira infância. Este trabalho foi elaborado a partir de um estudo bibliográfico envolvendo o tema exposto para possibilitar a percepção da literatura infantil pelo viés da arte de contar histórias. E na sua construção foram utilizados os (as) teóricos (as): Coelho (1989), Dionísio (2005), Mello (2007 e 2010),Paiva & Maciel (2005) e Ribeiro (2010).
Palavras-chave: Contação; educação infantil; literatura infantil.
INTRODUÇÃO
A educação infantil é a porta de entrada para as crianças viverem em um ambiente propício para o desenvolvimento de sua infância e também faz surgir escolhas e anseios, mas para que isso ocorra positivamente é necessário que a criança usufrua o direito de ser diferente, tendo liberdade de expressão, de opinião. E dentro da literatura a criança tem a liberdade de se expressar, imaginar, desejar e de associar o código e suas estruturas, ou seja, na educação infantil o contato com a literatura surge antes de aprender a decodificação do código, logo o aluno aprende ao escutar uma história, ao observar o adulto, ao perceber os mistérios das palavras, a sensação que a história proporciona e assim passa a se interessar pelo o mundo das palavras e inicia a trajetória para se tornar um pequeno leitor literário.
A presença da leitura na educação infantil é essencial para a formação da criança, mas quando é considerado o contato direto com os livros e com os diversos gêneros literários, ou seja, a leitura não pode ser realizada como punição para a criança, mas sim deve haver a valorização dos conhecimentos