Artigo científico Cinema e Semiótica
Análise do Filme Homem-Aranha segundo as Funções de Propp.
Resumo
O presente artigo apresenta os resultados da análise do filme Homem Aranha (2002), de Sam Raimi, segundo as Funções de Propp, desenvolvido no decorrer do segundo semestre da disciplina de Estudos Linguísticos de Textos Publicitários, no curso de Publicidade & Propaganda da Universidade Bandeirante Anhanguera – Unidade ABC. Analisou-se de que forma e em quais momentos as funções propostas por Propp (2006) aparecem dentro do filme, posteriormente foram feitos fotogramas de exibição das cenas que representam as funções avaliadas.
Palavras-chave: Roteiro; Cinema; Semiótica.
Abstract
This article presents the results of the analysis of the film Spider-Man (2002), Sam Raimi, according to Propp's functions, developed in the second half of the discipline of Linguistics Studies of Advertising Texts, in the course of Publicity & Propaganda of University Bandeirante Anhanguera - ABC Unit. We analyzed how and at what time the functions proposed by Propp (2006) appear within the film, later frames display scenes representing the evaluated functions were made.
Keywords: Roadmap; Cinema; Semiotics.
Introdução
O filme Homem Aranha (2002) de Sam Raimi é visivelmente, a personificação de arquétipo do herói, que segundo Carl Gustav Jung, não é uma imagem, mas particularmente uma tendência para formar uma imagem de caráter típico; em outras palavras, um modelo mental que se tenha tornado visível. (JUNG, 2000). É uma história que atinge tanto o público infantil quanto o público adulto, onde o tema principal é sobre um jovem estudioso que vive com seus tios desde que ficou órfão. Entre os dramas e dilemas que este jovem cidadão de Nova York enfrenta, o que mais cativa o público é a forma real com que é apresentada sua vida e o quanto ele se parece com um comum jovem americano nos tempos atuais.
Podemos observar seus anseios e a superação de seus maiores medos no decorrer do filme, a