Resenha do livro o que é semiótica
SANTAELLA, Lúcia. O que é semiótica. 1. ed. São Paulo. Brasiliense. 1983. (coleção primeiros passos; 103)
CREDENCIAIS DA AUTORA.
Lucia Santaella é pesquisadora CNPq, graduada em Letras- Português e Inglês. Professora titular no programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUCSP, com doutoramento em Teoria Literária na PUCSP em 1973 e Livre-Docência em Ciências da Comunicação na ECA/USP. É coordenadora da Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Diretora do Centro de Investigação em Mídias Digitais e Coordenadora do Centro de Estudos Peirceanos, na PUCSP.
Tem trinta livros publicados, dentre os quais cinco são em coautoria e dois de estudos críticos. Organizou também a edição de 11 livros. Além dos livros, Lucia Santaella tem perto de trezentos artigos publicados em periódicos científicos no Brasil e no exterior. Suas áreas mais recentes de pesquisa são comunicação, semiótica cognitiva e computacional, estéticas tecnológicas e filosofia e metodologia da ciência. O QUE É SEMIÓTICA.
Na primeira parte do livro, intitulada de “Primeiros passos para a Semiótica”, ocorre o prólogo da acepção de Semiótica que é concebida como a ciência dos signos ou ciência geral de todas as linguagens. Segundo a autora, Semiótica é uma ciência em processo de desenvolvimento com preceitos ainda não sedimentados e, por isso, passíveis de indagações e investigações. No texto, é comentado sobre o crescente estudo de linguagens a partir da lingüística e da Semiótica. É dito que, a língua falada que pode ser escrita, não é a única e exclusiva forma de linguagem que o homem é capaz de produzir. Existem as imagens, gráficos, sinais, setas, sons musicais, gestos e outros subterfúgios que podem ser utilizados na linguagem.
As linguagens estão no mundo e a humanidade nas linguagens, Semiótica é a ciência que tem por objeto de investigação todas as linguagens possíveis, define a escritora. A partir da compreensão da Semiótica como uma