Resenha do Livro o que é Semiótica.
Semiótica é a ciência dos signos, porque estuda a linguagem dos signos, mas ainda não é uma ciência totalmente definida, que ainda está em total processo de descoberta e investigações.
Essa ciência nos ajuda a entender nosso passado como espécie em eterna evolução, desde os tempos das cavernas até hoje. A Semiótica investiga todos os tipos de linguagens, então é uma ciência vasta pois toda a nossa vida somos tomados por linguagens e até representados por ela, como no caso dos homens primitivos que se comunicavam através de pinturas rupestres, e é o que da sentido a palavra comunivação.
A Semiótica é uma ciência jovem e peculiar porque surgiu de três fontes diferentes nos EUA, na União Soviética e na Europa Ocidental e que a partir da Revolução Industrial houve um crescimento acentuado na forma de linguagens e códigos e com isso a a chamada “consciência semiótica”.
Mas esse livro quase na sua totalidade é dedicado a fonte norte-americana mais precisamente que começou com o cientista-lógico-filósofo Charles Sanders Peirce.
Peirce não se dedicou a apenas uma ciência mais sim a várias atuando em diversos campos dando ao máximo a sua contribuição para a semiótica, dedicou-se a Linguística,Filosofia, História, Psicologia, Engenharia Química e Matemática, mas a lógica era a sua grande paixão, a lógica das ciências e que apesar das suas várias contribuições para os mais diversos campos em que se dedicou morreu só, pobre e sem o devido reconhecimento.
Peirce queria o reconhecimento da Lógica como ciência, mas só depois de sua morte foi reconhecido como Filósofo e teve seu trabalho reconhecido também.
Ele era um filósofo dedicado e levou para Filosofia o espírito de investigação típico da Semiótica e que a partir disso para ele para se chegar a Filosofia era ir até a Lógica, mas o caminho em que escolheu Peirce ele não conseguiu ser reconhecido como lógico e nem como filósofo.
O caminho dele para a Semiótica começou aos 12 ou