Terra fria- Resumo
Baseado em uma história real, o filme Terra Fria narra o drama de Josey Aimes(Charlize Theron), uma mulher que tem a ousadia de abandonar o marido que a espancava para procurar um emprego e sustentar sozinha seus dois filhos. Para conseguir chefiar essa família, ela resolve trabalhar numa mineradora ”Pearsons Taconite” de ferro no interior do estado de Minnesota, nos EUA.
Josey Aimes retorna a sua cidade natal, em busca de reiniciar sua vida. A protagonista é mãe de dois filhos e passa a procurar um emprego que lhe proporcione seu sustento. O trabalho é complicado e exaustivo, mas o salário é bem maior que o recebido na região. Ela está preparada para o trabalho duro e, às vezes, perigoso, mas o que não esperava era sofrer com o assédio dos seus colegas de trabalho e com o desrespeito dos superiores que são complacentes com as atitudes praticadas.
As provocações e xingamentos da maioria masculina da mina contra as poucas mulheres que trabalham no local tornam-se insuportáveis. Os abusos cometidos pelos colegas vão desde os comentários maliciosos e “brincadeiras sexuais” rabiscadas nas paredes e ditas nos intervalos de almoço até as investidas sexuais de seus superiores. Os trabalhadores deixam claro: “aqui não é um trabalho para mulheres”.
As reclamações de Josey não têm eco e a única resposta que ela recebe é que peça demissão caso não esteja gostando do trabalho. Josey decide então entrar com uma ação judicial contra a empresa. Foi a primeira ação coletiva por assédio sexual dos Estados Unidos em 1989, que resultou em uma luta durante quatro anos, criando um marco histórico que influenciou outros processos judiciais e lutas feministas no país e no mundo.
A protagonista durante o filme sofre com a exploração e a violência contra a mulher, que não só estão presentes em seu local de trabalho, mas também nas escolas, nas ruas e dentro de suas próprias casas. É uma denúncia á situação da mulher trabalhadora em seus diversos