Semiótica
«A semiótica é um saber muito antigo, que estuda os modos como o homem significa o que o rodeia..»
A Semiótica é uma ciência relativamente nova. Estuda os Signos e como se relacionam.
Tem diversas aplicações, uma das quais é servir como ferramenta para o estudo de
Comunicação e de Linguística.
Teve suas bases lançadas entre o final do século XIX e o início do século XX. Os princípios fundamentais foram estabelecidos por dois cientistas: o americano Charles S.
Peirce e o suíço Ferdinand de Saussure. O trabalho de Peirce tem uma forte tonalidade filosófica. Saussure aborda mais a Linguística. Um jamais conheceu o trabalho do outro.
Nenhum dos dois publicou suas teorias de forma completa em vida. Atualmente existe um grande esforço para formalizar, completar e desenvolver essas teorias.
Dada a sua natureza, a Semiótica é muito útil no estudo de qualquer fenônemo relacionado à transmissão e retenção de informação: a Linguagem, as Artes, a própria
Comunicação.
Acreditamos que a Semiotica tem uma grande aplicação prática no desenvolvimento de sistemas pois lança uma nova maneira de abordar problemas complexos, e muitos de nossos produtos são baseados em componentes construídos a partir dos conceitos dessa ciência. Signos:
Resumidamente, um signo relaciona três elementos - segundo Peirce. É composto por: um Objeto (que pode ser um fato); um Interpretante (que pode ser a interpretação que alguém venha a fazer do fato - não confundir com "intérprete"); e um Representâmen, que é o corpo do Signo em si.
Assim, no Signo há uma relação tripla entre Objeto, Interpretante e Representâmen. A palavra "computador" é um Signo: o seu Objeto pode ser um computador qualquer; o Interpretante, para você - é o computador que vem à sua cabeça ao ler a palavra; e o Representâmen é a própria palavra "computador". Na prática, o Representâmen é o veículo da informação.
É fácil perceber que quaisquer informações dentro de um computador são