Artigo cientifico
Nas últimas décadas as mulheres empreendedoras restringiam-se, na maior parte, a administrar salões de beleza, cosméticos, pequenas lojas de roupas ou outros estabelecimentos que reuniam principalmente mulheres. Mas esta característica vem mudando cada vez mais nos últimos anos, e as mulheres vêm ampliando o leque de suas ações empreendedoras, como será visto nas páginas a seguir. Importante neste contexto considerar que as características de empreendedores e empreendedoras geralmente são semelhantes, porém as mulheres diferem em termos de motivação, habilidades empresariais e históricas profissionais. As características e da mulher empreendedora serão analisadas a seguir, iniciando-se pelo conceito de empreendedorismo, surgimento do empreendedorismo no Brasil, crescimento das mulheres empreendedoras no Brasil, dificuldades e desafios encontrados pelas mulheres ao longo da vida profissional e pessoal, áreas em que as mulheres empreendedoras estão atuando, por último, as conquistas históricas femininas.
Para a realização do presente trabalho, o grupo realizou um estudo bibliográfico sobre o tema, com o objetivo de analisar o perfil com base nas características empreendedoras das mulheres em casos de sucesso.
2 CONCEITUANDO EMPREENDEDORISMO
”Empreendedorismo é um neologismo derivado da livre tradução da palavra entrepreneurship, utilizada para designar os estudos relativos ao empreendedor, seu perfil, suas origens, seu sistema de atividades e seu universo de atuação” (MELO NETO; FROES, 2002)”.
Num contexto econômico marcado pela instabilidade, pela acirrada competitividade e pela crescente taxa de desemprego, o empreendedorismo surge como uma alternativa para aqueles que desejam e/ou necessitam criar um negócio próprio, deixando de respeitar o sistema de trabalho convencional. É uma consequência das mudanças tecnológicas e da sua rapidez, sendo um grande propulsor da economia. Atua eliminando barreiras comerciais e culturais, encurtando