Capitulo 02 – conceito de hardware e software
2.1 INTRODUÇÃO
Neste capítulo serão apresentados conceitos básicos de hardware e de software relativos à arquitetura de computadores e necessários para a compreensão dos demais capítulos. Os assuntos não serão abordados com profundidade, porém podem ser consultadas referências como (Patterson e Hennesy, 1998), (Stallings, 1999) e (Tanenbaum, 1992) para maiores informações.
2.2 HARDWARE
Um sistema computacional é um conjunto de circuitos eletrônicos interligados, formado por processadores, memórias, registradores, barramentos, monitores de vídeo, impressoras, mouse, discos magnéticos, além de outros dispositivos físicos (hardware). Todos esses dispositivos manipulam dados na forma digital, o que proporciona uma maneira confiável de representação e transmissão de dados.
Todos os componentes de um sistema computacional são agrupados em três subsistemas básicos, chamados unidades funcionais: processador ou unidade central de processamento, memória principal e dispositivos de entrada/saída (Fig. 2.1). Estes subsistemas estão presentes em qualquer tipo de computador digital, independente da arquitetura ou fabricante. Neste item serão descritos os conceitos básicos dos principais componentes desses subsistemas.
2.2.1 PROCESSADOR
O processador, também denominado Unidade Central de Processamento (UCP), gerencia todo o sistema computacional controlando as operações realizadas por cada unidade funcional. A principal função do processador é controlar e executar instruções presentes na memória principal, através de operações básicas como somar, subtrair, comparar e movimentar dados.
Cada processador é composto por unidade de controle, unidade lógica e aritmética, e registradores. A unidade de controle (UC) é responsável por gerenciar as atividades de todos os componentes do computador, como a gravação de dados em discos ou a busca de instruções na memória. A unidade lógica e aritmética (ULA), como o nome