artigo cientifico
O cenário principal é a casa de D. Antonio de Mariz e seus arredores, que se localiza na Serra dos órgãos, ás margens do Rio Paquaquer, no interior do Rio de janeiro, mostrando um Brasil “primitivo” e endêmico. A paisagem, pintada pela poesia, é um recanto de salvação. A casa é uma fortificação que ocupa o topode uma montanha, á beira de um precipício. Separados da casa principal, grande, senhorial e confortável, por uma cerca, encontram-se dois armazéns, habitados pelos aventureiros. A historia se desenvolve no cenário das matas virgens brasileiras da época-ela se passa no estado da paraíba.
Bibliografia
O escritor josé de Alencar nasceu no Ceará, região nordeste do Brasil, no ano de 1829. Antes de iniciar sua vida literária, atuou com advogado, jornalista, deputado e ministro da justiça. Aos 26 anos publicou sua primeira obra: “Cinco minutos”. Escritor de obras com estilos variados, este escritor cearense criou romances que abordam o cotidiano. Deste estilo literário, também conhecido como romance de costumes, destacam-se os livros: Diva, Lucíola e A Viuvinha.
No romance indianista de josé de Alencar, o índio é visto em três etapas diferentes: Antes de ter contato com o Branco, em Ubirajara e o índio no cotidiano do homem branco, em O Guaraní. Faleceu aos 48 anos de idade, 1877, deixando inúmeras obras que fazem sucesso até os dias de hoje.
Foco Narrativo
O relato é feito em 3ª pessoa por um narrador onisciente, capaz de ver e saber tudo o que se passa no ambiente da narrativa, desde as cenas visíveis até os sentimentos e pensamentos mais profundos dos diversos personagens, incluindo o passado deles, dando uma alienariedade á narrativa, que acaba ajudando na compreesão da historia, ficando mais fácil compreender os personagens e suas ações
Verossimilhança
Há, no referido livro, uma profusão de prefácios, posfácios e notas de rodapé acompanhando a narrativa e gerando uma interferência permanente da voz do autor! Prefaciador naquela do