BURANO CORES

510 palavras 3 páginas
Burano
Situa-se na lagoa de Veneza, e tal como a sua vizinha 7 quilômetros mais a sul, Veneza, é na realidade uma localidade constituída por várias ilhas pequenas ligadas por pontes entre si. Localizada cerca de Torcello no extremo norte da Lagoa, é conhecida pelos seus cristais e trabalho em renda.
Para chegar a Burano é necessário utilizar os serviços de transporte da cidade de Veneza. O “vaporetto” é uma espécie de linha de ônibus porém sobre as águas. O vaporetto 12 para Burano sai da Fondamente Nove. Se você for sair da estação de trem, basta pegar a linha 4.2 e 5.2 e descer na Fondamente Nove para poder pegar o vaporetto 12 para Burano, que parte a cada 30 minutos. O percurso da viagem dura aproximadamente 45 minutos e você poderá apreciar a paisagem da laguna e ver Veneza por outro ângulo.

A ilha foi provavelmente fundada pelos romanos. No século VI foi ocupada por pessoas de Altino. Duas histórias são atribuídos à forma como a cidade obteve o seu nome. Uma delas é que ele foi inicialmente fundada pela família Buriana, outra é que os primeiros colonos de Burano vieram da pequena ilha de Buranello, c. 8 km para o sul.
Embora a ilha tenha logo se tornado próspera, não tinha nenhum dos privilégios de que Murano ou Torcello gozavam. Burano cresceu em importância somente no século 16, quando as mulheres da ilha começaram a fazer renda com agulhas e comercializá-los. Quando Leonardo da Vinci visitou a cidade em 1481, comprou um pano para o altar principal do Duomo di Milano, ajudou a consagrar a renda que logo era exportada em toda a Europa, mas o comércio começou a declinar no século XVIII até 1872, quando uma escola de rendas foi aberta. Com as novas técnicas, o comércio na ilha cresceu de novo, mas poucos agora fazer laço da maneira tradicional, uma vez que é extremamente demorada e, por conseguinte, caros.

Há muito tempo, os pescadores da pequena ilha de Burano, na Itália, decidiram pintar suas casas com cores vibrantes de modo que, enquanto voltando

Relacionados