Artigo cientifico - pedagogia
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA – EAD
Nome:
CGU:
Município: Poá
Estado: de São Paulo
Turma: 25032
Pólo: Poá
Tutor: Nanci Pozzani
BRINCADEIRA E JOGOS NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
DE (0 a 06 anos)
Autora:
Vanessa de Oliveira Dias Raymundo
RESUMO
O Presente trabalho teve como objetivo analisar alguns argumentos a serem estudados pelos educadores. O tema escolhido foi brincadeiras e jogos no desenvolvimento da criança. A maneira lúdica de brincar vem crescendo cada vez mais, tornando o jogo ou as brincadeiras mais interessantes e produtivas. È na creche, escola ou em casa que a criança brinca e aprende ao mesmo tempo e se torna mais interessada pelo que esta fazendo. È através da maneira lúdica que o professores estão ensinando, tornando suas aulas mais fáceis e divertidas, pois os jogos e brincadeiras vêem sendo enfatizados como fator importante para o desenvolvimento cognitivo da criança. Inúmeros autores consideram a ação lúdica como metacomunicação, ou seja, a possibilidade da criança compreender o pensamento do outro.
PALAVRAS-CHAVE: educação infantil; criança; jogos e brincadeiras.
CONSIDERAÇÃO INICIAL
Vários educadores do passado, na história da pedagogia, se preocuparam com o aspecto motivacional do ensino pensando uma educação que viesse de encontro com os interesses e necessidades infantis, pois reconheceram o valor formativo do lúdico.
Em sua prática docente cotidiana, todo professor, sabe o quanto é importante criar em sala de aula uma atmosfera de motivação e interesse nos alunos permitindo-lhes assim, a participação ativa e afetiva do processo do ensino- aprendizagem.
Porém, ainda se questiona: o que leva uma criança a brincar?
Toda criança vive agitada em intenso processo de desenvolvimento corporal e mental. Nesse processo, a própria natureza da evolução exige a cada instante uma nova função e a exploração de uma nova habilidade.
A criança inicialmente é egocêntrica, só se interessa