Artigo cientifico Liderança e poder
Biografia de Eurípedes ( autor) : Foi um poeta trágico grego, do Sec V a.c, o mais jovem o mais jovem dos três grandes expoentes da tragédia grega clássica, que ressaltou em suas obras as agitações da alma humana e em especial a feminina. Tratou dos problemas triviais da sociedade ateniense de seu tempo, com o intuito de moderar o homem em suas ações, que se encontravam descontroladas e sem parâmetros, pois o que se firmava naquela sociedade era uma mudança de valores de tradições que atingiam diretamente no modo de pensar e agir dos homens gregos. Sinopse ( Resumo )
Amargurada e impulsiva, Electra, levada mais pela fúria do que pela maldade, induziu seu irmão Orestes a assassinar a sua mãe, vingando a morte do seu pai, arquitetada por Cliteminestra. Esse seria um ato do qual ambos se arrependeriam, pois, antes de sua morte, a rainha havia dito que amava os filhos, e que a tratava mal para que Egistos, seu amante e também inimigo e assassino de Agamenon, não desconfiasse dos seus sentimentos pela filha, e, assim, não fizesse mal a esta. A princesa não se deixando levar pela compaixão, a mata sangrentamente.
Situação das personagens em relação ao destino:
Não há divindades expressivas, o destino é uma construção pessoal no mundo já desdivinizado.
Explicação: a tragédia se inicia e se desenvolve através de uma construção pessoal, através do sacrifício de Ifigenia, pelo seu pai, Agamenon, general grego. A partir dai sua esposa Clitemnestra e seu amante Egisto o assassinam por isso em sua volta da guerra 10 anos depois. Electra e Orestres filhos do casal planejam e assassinam a mãe por vingança, ou seja, não se tem influencias divinas e sim uma construção pessoal nessa tragédia.
Natureza do sentimento trágico:
A desgraça recaiu sobre uma família. Não foi uma imposição externa, foi o resultado da ação de um homem que pensa, no caso o general Agamenon. Através da ação de sacrificar sua filha , inicia e desenvolve a tragédia.