motivação e liderança
Mirian Ribeiro da Silva no artigo “Motivação e Liderança” afirma que liderar e motivar um grupo de pessoas não é uma tarefa fácil, mas sim essencial para o bom desenvolvimento da organização. Inicialmente a autora chama a atenção para os diferentes tipos de comportamento humano e como estes refletem na vida em sociedade. Depois analisa que tais características são importantes também para o bom andamento da empresa pois o líder é a pessoa preparada para resolver ou orientarem qualquer tipo de situação.
Em seguida explica algumas atitudes para as pessoas se autoconhecerem e tentarem compreender melhor as outras como: observar nosso comportamento e do semelhante, evitar a frustação, ter comportamento mais flexível, dar oportunidade para as pessoas se expressarem, evitar o pré-conceito.
Ela acrescenta ainda que a presença de um líder é fundamental dentro da organização para torná-la mais eficiente e ágil no cumprimento de suas tarefas.
A fim de comprovar o que foi dito Silva argumenta sobre os diferentes tipos de liderança: coercitiva, controladora e orientadora, examinando os pontos positivos e negativos de cada uma delas.
Na liderança coercitiva a autora relata que os atos do líder são baseados no poder de induzir através de punições; na liderança controladora, ela mostra que o líder utiliza a manipulação emocional ou material como meio de conduzir a equipe.
Em contrapartida a estudante demonstra que na liderança orientadora o líder assume um papel mais “paterno” junto aos liderados, ou seja, tem um relacionamento mais próximo, supervisionando, orientando, esclarecendo e acompanhando. Nesse estilo de lidera, a necessidade de controle sobre o funcionário é menor, pois este tem consciência dos seus limites e também um maior envolvimento com os resultados da organização. De acordo com o que afirma, a estudante aponta sobre algumas formas de motivação.
Primeiro ela defende que a motivação externa não é um meio adequado de se motivar um funcionário,