artigo cientifico (futebol)
No dia a dia, uma fonte importante e recorrente de informações são os jornais. Podem ser televisivos, radiofônicos, virtuais ou mesmo os tradicionais jornais impressos. Se pegamos, por exemplo, um artigo de um grande veículo que trate de futebol, a apresentação, informações e problematizações serão apresentadas de uma determinada forma. Quando o mesmo assunto é tratado em um artigo científico, ele deve apresentar certas peculiaridades na forma e no conteúdo.
Faça uma breve reflexão sobre as principais características de um artigo científico que analise aspectos relacionados ao futebol, diferenciando-o do texto jornalístico.
Se tratando de futebol, iremos ver como se diferencia um artigo científico de um texto jornalístico.
O artigo cientifico não é um texto simples, ele traz informações através do resultado de um estudo feito a partir de uma pesquisa sobre o tema abordado, baseando-se em um levantamento bibliográfico onde se extrai informações com base cientifica, sendo essencial a utilização de uma linguagem formal. O artigo científico abrange de uma forma muito mais ampla quando comparado com um texto jornalístico, que este, busca basicamente a informação, sendo em uma linguagem direta e de forma impessoal.
Quando se relaciona artigo científico com futebol, não deve descrever somente o que aconteceu em uma partida, qual a situação de uma determinada equipe no campeonato, ou mesmo como se encontra a situação financeira de um determinado clube. O artigo científico envolve muito mais que isso, onde o estudo especifico sobre o tema, mostram fatos comprovam a veracidade do que está sendo estudado. A elaboração de um artigo cientifico sobre futebol, pode analizar por exemplo, o que o futebol influencia na cultura de determinado país, abordando alguns fatos como mercado financeiro, a violência e até mesmo a paixão mundial pelo futebol.
Já um texto jornalístico, que é o mais comum quando se fala do tema futebol, se