Artigo científico football manager: quando o virtual imita e se relaciona com o futebol real
EDUARDO SOUSA DOS SANTOS GEORGE
Resenha do Artigo “Football Manager: quando o virtual imita e se relaciona com o futebol real”
Professor: Rodrigo Viana
SÃO PAULO
2012
O JOGO – FOOTBALL MANEGER
Antes de começar a apresentar alguns pontos do artigo em questão vamos para uma breve explicação sobre o tema “Football Maneger”. O Football Manager, ou carinhosamente chamado de “FM” é uma série de jogos eletrônicos sobre futebol criado pela Sports Interactive e distribuída pela distruibora eletrônica SEGA. A primeira versão foi lançada em 2005 sob o título de Football Manager 2005.
A série surgiu após o termino do contrato de desenvolvimento entre a Sports Interactive e a Eidos Interactive em 2004 que juntas assumiam o título de outro jogo, o Championship Manager. Com o fim da parceria, a Eidos Interactive manteve a patente do nome, championship manager, e a Sports Interactive a patente do código fonte e a base de dados do jogo. Em 2005 a Sports Interactive lançava sua versão do championship manager sob o nome de Football Manager 2005, que se tratava na verdade do mesmo championship manager com outro nome e melhorias que o diferenciavam de seu antecessor. Em 2006, após o fiasco da nova versão do Championship Manager, o Football Manager se firmou no mercado, se tornando o principal título do gênero.
No Football Manager, o jogador assume o papel de um técnico (chamado de manager) de uma equipe de futebol e todas as sua responsabilidades, como um verdadeiro presidente do clube. As possibilidades de interação disponíveis no jogo são vastas e vão desde contratar um jogador, administrar as finanças do clube, entrevistas coletivas para a imprensa antes de um clássico, elaboração de táticas e sistemas de treinos até o triunfo em um dos diversos campeonatos existentes no jogo, entre eles: Campeonatos estaduais