TRABALHO GRUPO FUTEBOL
Se pegamos, por exemplo, um artigo de um grande veículo que trate de futebol, a apresentação, informações problematizações serão apresentadas de uma determinada forma. Quando o mesmo assunto é tratado em um artigo científico, ele deve apresentar certas peculiaridades na forma e no conteúdo.
Faça uma breve reflexão sobre as principais características de um artigo científico que analise aspectos relacionados ao futebol, diferenciando-o do texto jornalístico.
ARTIGO CIENTIFICO
Um artigo científico é um documento que contém a descrição de descobertas inéditas na ciência onde está inserido. Contém a descrição do método, apresentação e discussão dos resultados e as conclusões dos autores, baseados nas evidências e epistemas sugeridos. Um artigo científico, ao contrário de qualquer texto que você encontra na internet (tal como este) ou em livros, é necessariamente produto de uma criteriosa avaliação cética por vários membros acadêmicos, cientistas; desta maneira, pode-se aceitar um artigo como verdade científica. Já um texto normal não necessariamente contém a verdade, pois não passa por avaliação cética. A forma mais simples de reconhecer um texto como sendo um artigo científico é o DOI: Digital Object Identifier, um número que deve aparecer logo no início do artigo. Mas atenção: embora TODOS os artigos científicos tenham DOI, nem todos os documentos com DOI são necessariamente artigos científicos. É necessário também verificar a revista ou jornal onde o documento foi publicado. Esta, precisa ser INDEXADA. O jornal ou revista deve submeter os artigos à revisão por consultores científicos especializados no tema. Só assim podemos chamar aquele artigo de científico.
EXEMPLO: Como se pode identificar de forma otimizada jovens atletas talentosos? Este é