1° TG – Metodologia
1° TG – Metodologia
A elaboração de um artigo científico não é um simples texto, o artigo científico traz informações baseando-se em estudos e fatos, pesquisas comprovando sua veracidade. Há uma serie de normas a serem seguidas, as normas da ABNT, e uma escrita formal é essencial para a formação de um artigo cientifico.
Fazer um artigo científico com o tema do futebol não é simplesmente falar qual time venceu a partida do dia ou como o time enfrenta a crise financeira, ou como o time está enfrentando a má fase na campanha do brasileirão.
Articular sobre futebol nos termos do artigo científico é fazer um estudo mais profundo do tema, é a aplicação dos conceitos fundamentais que relaciona o esporte e sua cultura. Um Artigo científico pode analisar o futebol como esporte que afetar a cultura de determinado país, abordando a violência, a idolatria ao corpo, o mercado financeiro, sendo uma paixão mundial, unificando culturas, crenças, deixando claro que as fronteiras do futebol são ilimitadas.
As características de um trabalho científico deste tipo podem ser: o que é futebol, a cultura que envolve esse tema, o mercado de trabalho futebolístico, sua metodologia, quais seus principais resultado obtidos, considerações finais sobre o assunto e por fim, fazer as referencia bibliográficas das pesquisas.
O Estudo científico é muito importante para o desenvolvimento do esporte, o que pode ser melhorado, e analisado, o desempenho dos jogadores de futebol profissional é um exemplo de analise ou como o futebol gera ou não renda a um país. O estudo analisa a estrutura em si do esporte sempre buscando resultados para uma evolução e ou superação.
O diferencial do artigo científico para o artigo jornalístico são essas acimas citadas. Em um artigo jornalístico podendo ser um editorial, uma reportagem, ou mesmo uma sessão painel ira trazer a opinião do jornal ou do jornalista, ira noticiar um fato ocorrido durante uma partida ou treino,