Banco de Dados
Existem diversos modelos de bancos de dados, os quais vão desde o mais simples, o qual corresponde à uma tabela ou matriz bidimensional como a descrita anteriormente, até um modelo de banco de dados em rede, em que várias tabelas estão interligadas por apontadores que, em dadas posições da tabela, fazem a interligação de uma tabela com outra e o banco de dados relacional que contém tabelas de dados propriamente ditos e tabelas que exprimem a relação entre os dados. Assim, banco de dados refere-se à coleção dos dados relacionados e as relações que os suportam.
O software utilizado para acessar dados são chamados aplicativos de banco de dados, dentre os quais pode-se destacar Oracle, SQLServer, MySQL, Informix, Sybase, PostgreSQL.
O aplicativo de banco de dados é freqüentemente também chamado de Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) e encarrega-se das operações que o usuário pode realizar nas tabelas de dados do banco.
Como a proposta da linguagem Java é ser multiplataforma, há uma API (Application Programming Interface – Interface de Programação de Aplicações) com classes especiais para que qualquer banco de dados possa ser acessado e que isso possa ser implementado em qualquer plataforma, mantendo-se o lema “Compile uma vez e rode em qualquer lugar”. JDBC: JAVA DATASE CONNECTIVITY
Biblioteca de classes Java para acesso a banco de dados. Ela possui um conjunto de interfaces que criam um ambiente comum em que as aplicações e os mecanismos de banco de dados se comunicam.
A consulta em linguagem SQL é passada ao aplicativo de banco de dados como um parâmetro de um método e a resposta retorna ao programa Java como um objeto. A JDBC oferece também a conversão de tipos de dados do banco de dados nos tipos nativos correspondentes em Java. Os problemas de acesso são tratados