ARTIGO CADÚNICO
Débora Fernandes Gonçalves
Acadêmica do 6° semestre do Curso de Serviço Social debora.fg12@hotmail.com CADASTRO ÚNICO: CONHECER PARA INCLUIR
CAMPO GRANDE- NOVEMBRO DE 2013
UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO
CADASTRO ÚNICO: CONHECER PARA INCLUIR
Artigo apresentado para conclusão do curso de Serviço Social na disciplina de Estágio Supervisionado III e orientado pela professora Mestra Joana Maria Matos Machado.
CAMPO GRANDE- NOVEMBRO DE 2013
RESUMO
O Cadastro único criada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e combate à fome é um poderoso instrumento para melhor informar o governo federal, estadual e municipal sobre as características da população e de seu ambiente. Ser cadastrado não significa receber algum benefício social.
Palavras-Chave: Cadastro único. Vulnerabilidade Social. Desenvolvimento Social
LISTA DE ABREVEATURAS E SIGLAS
RANI- Certidão Administrativa de Nascimento
FUNAI- Fundação Nacional do Índio
NIS- Número de Identificação Social
PIS- Programa de Integração Social
CadÚnico- Cadastro Único
Sernac- Secretaria Nacional de Renda de Cidadania
MDS- Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à fome
INTRODUÇÃO O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permite conhecer a realidade socioeconômica dessas famílias, trazendo informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais a serviços públicos essenciais e, também, dados de cada um dos componentes da família. Governo Federal, por meio de um sistema informatizado, consolida os dados coletados no Cadastro Único. A partir daí, o poder público pode formular e programar políticas específicas, que contribuem para a redução das vulnerabilidades sociais a que essas família estão expostas.