terminologia
RADIOGRAFIA X FILME DE RAIOS X: Uma radiografia é um filme de raio x contendo uma imagem processada de uma parte anatômica. Um filme é um pedaço de material plástico sobre o qual a imagem será fixada. Quando se diz radiografia, fala-se do filme e da imagem nele contida, já quando de diz filme fala-se do filme sem a imagem radiográfica.
EXAME RADIOGRÁFICO: Um exame radiográfico simples inclui cinco funções básicas: a) Identificar o paciente;
b) Posicionamento do paciente;
c) Seleção das medidas de proteção radiológicas;
d) Exposição;
e) Processamento ou revelação.
CHASSI OU MAGAZINE: O chassi é um compartimento (caixa) apropriado para alojar o filme, internamente é revestido pelo ECRAN. O chassi e o filme possuem medidas apropriadas e adequadas as necessidades do serviço. As medidas mais comuns são: 13X18, 18X24, 24X30, 30X40, 35X35, 35X43.
ECRAN: Funciona como agente emissor de luz visível ao ser iluminado pelos raios x. Geralmente são cobertos com uma resina de proteção sob a camada emissora, existe outra camada, a branca com propriedade refletora.
RADIOTRANSPARENTE: Diz-se material radiotransparente, matéria não resistente a passagem dos raios x, não havendo dificuldades para impressionar o filme, o exemplo são os plásticos, madeira de compensados, isopor e etc.
RADIOPACOS: São os materiais que oferecem resistência aos raios x, como por exemplo, os metais de maior número atômico (ferro, aço, etc) ,e também algumas estruturas como os ossos.
INCIDÊNCIAS: Incidência é um termo de posicionamento que, por definição, descreve a trajetória do raio central, projetando uma imagem no filme radiográfico.
PLANOS E CORTES POSIÇÃO ANATÔMICA: Uma posição de pé aduzidos (abaixados) e retos, palmas para frente com os dedos para baixo. Esta posição específica do corpo é usada como referência para