ARTIGO BASEADO SOBRE O FILME ENTRE OS MUROS DA ESCOLA
Uma das principais formas de um país ser considerado desenvolvido está na forma de educar, ou seja, o seu ensino tem que ser muito bom, mas apesar disso é que em alguns países embora se tenha condições estruturais e excelentes professores, ainda assim não é fácil lidar com a realidade de muitos estudantes que permanecem nessas instituições de ensino.
Poderíamos falar dos países subdesenvolvidos em que a educação está abaixo do nível desejado, mas o que se vê é que há vários problemas na educação nos países considerados desenvolvidos como retrata o filme Entre os Muros da Escola, em que apesar de sua educação da escolaser considerada como referência, há muitos alunos que não conseguem se adaptar com a realidade do local.
O filme que se passa na França, mais precisamente nas cidades periféricas do país, conta a história do liceu, uma escola pública de referência, onde por não ser do ensino privado, ainda assim possui uma boa estrutura e excelentes professores, recebendo alunos carentes sejam do próprio país ou de imigrantes que vivam por lá. Porém faz parte da escola estudar o histórico de vida de cada aluno, conhecer as suas necessidades e assim poder colaborar da melhor forma possível na educação desses alunos.
A interação estudante e professor não são fácil como o filme mostra, há certa rebeldia dos alunos, a forma como é tratado o professor não é muito boa, porém ele com toda a sua pedagogia se mostra firme para esses alunos, tendo toda a sua competência para prender a atenção deles, conciliando o cotidiano deles com a forma de educar como a escola se propõe.
Entretanto vemos como não é fácil lidar com estudantes adolescentes, e isso é um problema em que todas as escolas de vários países tem que enfrentar e ainda assim quando há estudantes que falam outros idiomas, ainda se tornam mais difíceis e complicados .
Assim como no filme, a vida real nos mostra a veracidade dessas situações, ou seja, o desrespeito