ENSINAMENTOS DE JESUS
Possibilidades para rever as noções de disciplina e avaliação1
Tereza Maria Trindade da Silva2
Henrique Melo Ribeiro3
Frederico Rodrigues Campos4
Resumo
Este artigo tem como objetivo fazer uma reflexão a respeito das discussões educacionais proporcionadas com a leitura do Filme “Entre os Muros da Escola” (Entre les murs / The
Class, França, 2008), dirigido por Laurent Cantet. Pretende-se discutir os aspectos da sala de aula representados no referido filme, utilizando os conceitos da etnografia, promovendo uma reflexão crítica a respeito da meritrocracia, disciplina e a avaliação.
Palavras-chave: educação, disciplina, meritocracia, etnografia, avaliação.
Introdução
Entre os Muros da Escola (Entre les murs / The Class, França, 2008) é um longa metragem dirigido por Laurent Cantet que mostra a organização de uma escola de Paris, onde atuam o professor François e demais colegas. Eles se esforçam e tentam evitar que os conflitos os impeça de continuar a proporcionar uma educação escolar para seus alunos.
Deparam-se com o desafio da diversidade cultural e os comportamentos decorrente dela, que se confrontam na sala de aula em uma França contemporânea. François e a direção da instituição insistem em um ambiente de respeito e aplicação dos seus alunos dentro da ótica da tradicional de ensino num ambiente repleto de normas e regras.
A trama evidência a decadência do modelo tradicional de ensino, um ensino pensado por muitos anos para “a-lumnos”, ou seja, “sem luz”, desconsiderando a diversidade e as expectativas dos educandos.
1
Texto produzido para a disciplina “Didática: Alternativas para Educação de Jovens e Adultos”, ministrada pela professora Doutora Carmem Lúcia Eiterer.
2
Aluna do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e bolsista de iniciação científica do CNPq.
3
Graduado em Pedagogia com ênfase em Gestão pela Universidade Federal de Minas Gerais