Artigo Avalia O Biomecanica
Sílvio Soares dos SantosI; Fernando José de Sá Pereira GuimarãesII
IProfessor Adjunto II Faculdade de Educação Física, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
IIProfessor da Universidade de Pernambuco (UFPE)
Segundo SANTOS E GUIMARÃES (2002)
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
SANTOS, S. S.S.; GUIMARÃES, F. J. S. P.. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Vol.8 n. 3. Niterói Maio/Junho 2002. Disponível em:
< http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-86922002000300005&script=sci_arttext>
Acesso em 23 de março de 2015.
O objetivo do estudo foi analisar de forma quantitativa e qualitativa os parâmetros biomecânicos de provas de atletismo e natação, utilizando a cinemetria.
O método utilizado para a avaliação biomecânica dos atletas de corrida no atletismo foi utilizado o método cinemétrico. Os atletas foram filmados durante a execução de suas especificas provas e avaliados nos parâmetros de velocidade media e parcial, velocidade media total, comprimento da passada e frequência media da passada. As filmagens foram feitas perpendicularmente ao desenvolvimento das corridas. A filmadora foi fixada no ponto médio da corrida, alem de serem colocados pontos de referência ao fundo, com distâncias equivalentes entre si, com distancias eram conhecidas. Os testes foram realizados na cidade de São Paulo numa pista sintética oficial.
Foram dividas em provas de corridas e de arremesso, onde foram desenvolvidas listas de checagem para realização de analise qualitativa de cada prova de atletismo avaliada. As provas de arremessos foram ainda subdivididas em arremessos de peso, de disco e de dardo. Foram utilizadas duas filmadoras para a captura de imagens dos arremessos. Essas filmadoras foram colocadas à frente dos arremessadores (aproximadamente 15m) e com 90 graus de afastamento entre si.
Na natação foram feitas filmagens subaquáticas nos planos transverso e sagital em uma piscina de 25m x 12,5m. Foram analisadas as saídas,