Biomas Brasileiros
1 - O que é um bioma e quais são os principais no Brasil Os biomas são um conjunto de ecossistemas que funcionam de uma forma estável e que possuem certo nível de homogeneidade na sua fauna e flora. Normalmente, um bioma é caracterizado por um tipo principal de vegetação e seus seres vivos vivem de forma adaptada às condições que ele apresenta (além da vegetação, a chuva, a umidade, o calor etc). Os principais biomas brasileiros são: Floresta Amazônica, a Mata Atlântica, o Cerrado, a Caatinga, o Pampa e o Pantanal.
2 - Floresta Amazônica A Amazônia é uma floresta latifoliada úmida que cobre a maior parte da Bacia Amazônica da América do Sul. Esta região inclui territórios pertencentes a nove nações (Brasil, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa), sendo a maior parte no Brasil. No Brasil, podemos encontra-la nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia e Tocantins. É uma floresta formada por distintos ecossistemas como florestas densas de terra firme, florestas estacionais, florestas de igapó, campos alagados, várzeas, refúgios montanhosos e formações pioneiras. Constitui-se como a maior formação florestal do planeta, condicionada pelo clima equatorial úmido, equivalendo a 35% das áreas florestais do planeta. Possui uma enorme variedade de fisionomias vegetais, desde florestas densas (representadas pelas florestas de terra firme, as florestas de várzea, periodicamente alagadas, e as florestas de igapó, permanentemente alagadas, que ocorrem por quase toda extensão da Amazônia central) até campos, normalmente juntos às bacias de rios.
A região é o lar de cerca de 2,5 milhões de espécies de insetos, dezenas de milhares de plantas e cerca de 2 000 aves e mamíferos. Até o momento, pelo menos 40 000 espécies de plantas, 3 000 de peixes, 1 294 aves, 427 mamíferos, 428 anfíbios e 378 répteis foram classificadas cientificamente na região. Um em cada cinco de todos