artigo auditoria
1 - Introdução
A Auditoria é um meio de obter informações e confirmações sobre a veracidade das demonstrações apresentadas pela empresa, como forma de controlar áreas essenciais e de evitar situações que propiciem fraude e demais atos ilegais.
Auditoria pode se definir como o levantamento, estudo e avaliação das transações, procedimentos, operações, rotinas e das demonstrações financeiras de uma entidade, ela compreende a verificação de documentos, livros, contas, comprovantes e outros registros financeiros de uma companhia, ela visa à apresentação de opiniões, conclusões, críticas e orientações para as empresas.
A auditoria surgiu primeiramente na Inglaterra, pois era a controladora do comércio mundial e criou a taxação do Imposto de Renda.
Com o mercado cada dia mais exigente a auditoria hoje conta com as suas subdivisões em cada área, resultando na necessidade dos profissionais também se especializarem, e assim atender as organizações de acordo com suas necessidades especificas.
As áreas de atuação da auditoria são muitas, entre elas destacam-se as seguintes: Auditoria Gerencial, Auditoria Trabalhista, Auditoria Tributaria e Auditoria Fiscal, Auditoria Contábil, Auditoria de Sistemas, Auditoria Operacional e Auditoria Ambiental
2 - Origem e finalidades das Auditorias
Auditoria é uma palavra derivada do latim que significa ouvir. Teve seu surgimento devido à evolução do mundo capitalista na Inglaterra, onde empresas familiares se tornaram grandes empresas corporativas, com facilidade em abertura de capitais de investimento, com maior lucratividade começaram as declarações de impostos tendo assim uma exigência de demonstrar o que se passava na empresa. O crescimento e a modernização tecnológica contribuíram para o aparecimento dessa profissão que ao passar dos anos foi se aperfeiçoando com os avanços em diversas áreas.
No Brasil, a auditoria surgiu na época colonial, quando o juiz era a pessoa de