Artigo Auditoria
Segundo Franco e Marra (2001, p.39),
A auditoria surgiu como consequência da necessidade de confirmação dos registros contábeis, em virtude d aparecimento das grandes empresas e da taxação do imposto de renda, baseado nos resultados apurados em balanço. Sua evolução ocorreu paralelamente ao desenvolvimento econômico, que gerou as grandes empresas, formadas por capitais de muitas pessoas, que têm na confirmação dos registros contábeis a proteção ao seu patrimônio.
6.1 Limitações à auditoria
Com as limitações inerentes à auditoria é impossível evitar que ocorra distorção relevante de fraudes e erros. Se, durante o período que o auditor estiver atuando na empresa, existir alguma distorção que for relevante resultante de erro e/ou fraude e não for corrigida nas demonstrações contábeis, isso não quer dizer que o auditor não cumpriu as Normas de Auditoria Independente das Demonstrações Contábeis, pois o que vai determinar isso são os procedimentos adotados nas circunstâncias.
10 .. Mesmo existindo um sistema contábil e de controle interno que diminua as distorções resultantes de fraude e/ou erro, sempre irá existir algum risco, pois não existe sistema, nem controle interno eficiente que impeça a fraude, quando esta ocorrer através da trama entre empregados ou cometida pela administração, pois existem níveis da administração que enganam os controles que previnem as fraudes feitas