Vida
Disciplina de Bubalinocultura
Prof. Dr. André Mendes Jorge
Prof. Dr. André Mendes Jorge
UNESP-FMVZ-DPEA-Botucatu
UNESP-FMVZ-DPEA-Botucatu
EXTERIOR E JULGAMENTO
EXTERIOR E JULGAMENTO
DE BUBALINOS
DE BUBALINOS
Prof. Dr. André Mendes Jorge – FMVZ-Unesp-Botucatu
I - Importância da Ezoognósia
1. Definições
É o ramo da Zootecnia que estuda a conformação externa dos animais domésticos, apreciando as belezas e defeitos, para a conseqüente avaliação do mérito de cada indivíduo.
Alguns autores preferem definir a Ezoognósia como o estudo da morfologia externa dos animais em função de suas atividades econômicas. De qualquer forma, a Ezoognósia está intimamente relacionada à arte de julgar ou apreciar os animais.
Ela confere ao criador as bases indispensáveis para o julgamento.
Para o seu estudo se requerem noções gerais de
Anatomia, Fisiologia, Mecânica e Patologia, principalmente.
Todavia, pessoas desprovidas desse conhecimento são capazes de bem julgar desde que dotadas de espírito observador e de bastante treino. De fato, a apreciação não é uma ciência matemática. O veredito dos jurados é, quase sempre, mais ou menos aleatório, e depende da justiça e exatidão que presidem as decisões tomadas.
Prof. Dr. André Mendes Jorge – FMVZ-Unesp-Botucatu
2. Forma e Função
O julgamento dos animais com base no exterior se apoia principalmente na existência de uma associação entre a forma do indivíduo e a função por ele desempenhada.
Esta correlação entre forma do indivíduo e função resulta em última análise no tipo.
Em Zootecnia, quando se menciona apenas o tipo, subentende-se a soma dos atributos morfológicos externos que indicam a tendência do animal para uma determinada produção.
A história relata que as observações dos primeiros agricultores levaram à dedução de que certas características morfológicas externas eram desejáveis nos animais realizando funções específicas, como a de produzir leite,
carne