Artigo - Assimilação
Alan Gonçalves, Edielson de Souza, Jaqueline Moraes, José Domingos2
Resumo
No presente trabalho objetivamos mostrar a perspectiva diacrônica e sincrônica no ponto de vista de Saussure. E também explicar como ocorre o processo de assimilação. A metodologia de pesquisa sobre o assunto abordado teve base bibliográfica. A partir da pesquisa podemos concluir que há vários processos de assimilação e que dois ou mais processos de assimilação pode ocorrer em uma única palavra.
Palavras chave: Diacronia, Sincronia, Assimilação.
Em um sistema linguístico, tudo é transformado, tudo é evolução, através de uma dinamização de sincronia até chegar-se à diacrônica. Segundo Saussure, existe uma diferença entre sincronia e diacronia, de modo que é sincrônico tudo quanto se relacione com o aspecto estático da ciência e diacrônico, tudo o que diz respeito às evoluções. O aspecto sincrônico estaria relacionado ao que é momentâneo e estático. Já o diacrônico, ao que tem duração no tempo e é dinâmico. Dessa forma, sincronia e diacronia designarão, respectivamente, um estado de língua e uma fase de evolução. Os fonemas, por sua vez, constituem o material fonético da língua, e todas as modificações fonéticas que as palavras sofrem na sua evolução é determinada metaplasmos.
Metaplasmo, do grego µετα = além + πλασµóς = formação, transformação, é o estudo das modificações fonéticas dos vocábulos através de sua evolução3. Dividem-se em metaplasmos por permuta; metaplasmo por aumento; metaplasmos por subtração e metaplasmos por transposição. Metaplasmo por permuta – que é onde se enquadra a assimilação, que é nosso foco - consiste na substituição ou troca de um fonema por outro. Nessa classe temos: sonorização, vocalização, consonantização, nasalização, desnasalização, apofonia, metafonia, dissimilação e assimilação, que como disse antes, será nosso foco. Assimilação é a aproximação ou perfeita identidade de dois fonemas, resultante da