artigo arco
ARCOS DE ALVENARIA REFORÇADOS COM FRP
Daniel V. Oliveira
Professor Auxiliar
Universidade do
Minho
Guimarães
Paulo B. Lourenço
Professor Associado com Agregação
Universidade do
Minho
Guimarães
Ismael Basilio
Doutorando
Universidade do
Minho
Guimarães
SUMÁRIO
Neste artigo descreve-se o comportamento experimental de arcos de alvenaria de tijolo reforçados com fibras de vidro (GFRP). Os provetes, semicirculares, foram construídos à escala 1:2, com 1.5 m de vão e testados sob uma carga monotónica aplicada a um quarto do vão. O material de reforço foi aplicado tanto no extradorso como no intradorso dos provetes. Os resultados experimentais apresentados neste trabalho mostram que o GFRP proporciona um aumento de desempenho dos arcos reforçados relativamente aos arcos não reforçados.
Palavras-chave: alvenaria, arcos, FRP, reforço, ductilidade.
1. INTRODUÇÃO
Como parte da herança cultural difundida por toda a Europa, as construções de alvenaria históricas têm vindo a ser alvo de uma atenção especial. Em particular, os arcos e abóbadas de alvenaria estão frequentemente sujeitos a aumentos das cargas actuantes, movimentos nos apoios ou efeitos do tempo, que podem originar dano estrutural importante. Deste modo, qualquer intervenção de reparação/reforço eficiente deverá ser capaz de restabelecer o desempenho deste tipo de estruturas, prevenir o seu colapso frágil ou mesmo aumentar a sua capacidade de carga. Sendo a maioria das construções de alvenaria históricas de importância arquitectónica, cultural e histórica consideráveis, o seu estudo e preservação constituem temas importantes e actuais de investigação científica.
De entre os materiais utilizados para a reparação/reforço de estruturas de engenharia civil, tem-se registado um interesse crescente pelo uso de materiais compósitos de FRP (polímeros reforçados com fibras), aplicados superficialmente sobre as estruturas a reforçar. O