Estudos eletricos
A evolução da proteção e seletividade em sistemas elétricos industriais
Cláudio S. Mardegan
Cláudio S Mardegan
EngePower Engenharia Com. Ltda
(011) 3579‐8777
(011) 3579 8777
1 - Objetivo
2 - Breve histórico
3 - O arco elétrico
4 - Evolução da proteção e seletividade em sistemas elétricos industriais
5 - Conclusões e Recomendações
1 - OBJETIVO
O objetivo desta palestra é mostrar um breve resumo histórico da eletricidade e a evolução da proteção, seletividade e segurança, com o tempo. Mostra-se tempo. Mostratambém a ampliação do antigo foco da engenharia de p ç g g sistemas: sistemas: inicialmente o foco era na somente na proteção, passando posteriormente a se pensar em seletividade porém, com foco na proteção dos p p ç equipamentos, do sistema elétrico e na minimização da perda de produção. Atualmente o foco ficou mais produção. abrangente, além dos citados, foca-se também e focaprincipalmente a proteção do ser humano. Assim, humano. mostramostra-se a importância da integração dos estudos de curtocurto-circuito, seletividade, proteção e arc flash. flash. 1879 – Thomas Alva Edson – aperfeiçoou a lâmpada e inventou geradores, comutadores, geradores comutadores soquetes e fusíveis tudo em Corrente fusíveis, Contínua.
Contínua.
1882 – Energizou a 1ª Usina Geradora em CC em NY.
NY.
1886 – George Westinghouse e Nicolau Tesla inventam a corrente alternada
Primórdios Sistemas ACs
Sistemas monofásicos
Inicialmente Aterramento Sistema
Aumento de potência p Não Aterrados
Sistemas Trifásicos
Como os sistemas eram não aterrados começaram a surgir as sobretensões transitórias as quais podem chegar de 5 a 8 x Vn, queimando equipamentos.
Vn,
equipamentos.
Surgiu então uma nova corrente que defendeu a bandeira de que os sistemas solidamente aterrados eram melhores. melhores. Evolução
para sistemas aterrados
A filosofia de aterrar solidamente o sistema