Artigo Alface
TESTE DE VIGOR EM ALFACE: AVALIAÇÃO DE VARIEDADES CRIOULAS E COMERCIAIS
Anna Cristina Xavier, Domitila Souza Santos, João Augusto Medeiros
RESUMO A alface (Lactuca sativa L.) é uma hortaliça de extrema importância econômica para o Brasil, fato esse só é possível devido ao melhoramento de variedades de alface que podem ser produzidas em diferentes condições climáticas e em diferentes estações do ano, através de pesquisas e, em menor escala, pela seleção de agricultores. Em todo território nacional, são cultivados cerca de 50 mil hectares desta folhosa. Dentro deste contexto, o presente trabalho avaliou dados de germinação e emergência de sementes de duas variedades crioulas, (com produção em Guaraciaba em 2013 e em Florianópolis em 2011), uma comercial tradicional (Feltrin, Var. Estela, safra de 2011) e uma comercial agro ecológica (BioNatur, Var. Baba de Verão, safra de 2012) de alface. Todos os experimentos foram realizados no Laboratório de Sementes, localizado no Centro de Ciências Agrárias CCA/UFSC. A variedade comercial tradicional apresentou índices de 94% de germinação e 75,5% de emergência, a comercial agro ecológica apresentou 60% de germinação e 54,4% de emergência. Entre as variedades crioulas testadas, uma não germinou (Var. produzida no CCA), e a outra (Var. Guaraciaba) obteve 62% e 59% em germinação e emergência respectivamente. Por inconformidades na etapa de planejamento do experimento, os resultados obtidos nos levaram a crer que muitos fatores podem estar injustiçando os verdadeiros resultados, como as condições e tempo de armazenamento das sementes, que podem ter se mostrados inadequados.
Palavras Chave: Olerícolas, análise de sementes, armazenamento de sementes, planejamento de experimentos, variedades locais.
ABSTRACT Lettuce (Lactuca sativa L.) is a vegetable of extreme economic importance to Brazil, a fact that can be only possible due to the improvement of varieties of lettuce that can be